Tempo de leitura: 2 minutos
Quando pensamos em espinhas, quase que automaticamente nos vem à cabeça a imagem de um adolescente. No entanto, a acne não é uma condição exclusiva da puberdade. Essa doença também pode acometer adultos, principalmente as mulheres.
Diferenças nas faixas etárias
A acne da mulher adulta refere-se ao quadro que começa ou persiste após os 25 anos de idade.
Diferentemente das lesões na juventude, que costumam aparecer na zona T (testa, nariz, queixo e parte superior das bochechas), na vida adulta elas ocorrem preferencialmente na região do queixo, mandíbula e pescoço (zona U) e costumam piorar no período pré-menstrual.
A acne na mulher adulta é algo comum?
A acne da mulher adulta acomete até 40% das mulheres e é uma queixa muito comum no nosso consultório.
A alteração associada mais frequente é o hiperandrogenismo, isto é, o aumento nos níveis de andrógenos, que são os hormônios masculinos. A principal causa é a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP). Devemos desconfiar dessa condição quando, além da acne, a paciente refere irregularidade menstrual e aumento dos pelos (hirsutismo).
Alterações hormonais e acne na mulher adulta
No entanto, 70% das pacientes adultas com acne não apresentam nenhuma alteração hormonal. Nesses casos, acredita-se que os receptores presentes nas glândulas sebáceas tenham uma sensibilidade maior aos hormônios circulantes, cujos níveis encontram-se dentro da normalidade.
Além da questão hormonal, vários outros fatores podem contribuir para a piora do quadro. Tais como:
- estresse
- tabagismo
- falta de sono
- obesidade
- sedentarismo
- alguns medicamentos
- alimentação rica em carboidratos e laticínios
- cosméticos inadequados
- suplementos alimentares
- exposição solar
Relação entre DIU Mirena e acne na mulher adulta
O DIU Mirena (dispositivo intra-uterino que libera pequenas quantidades de hormônio) também é sabidamente um fator de piora da pele, principalmente nas mulheres que já apresentam predisposição para a acne. Apesar de ser bastante popular, o Mirena pode não ser a melhor opção anticoncepcional para algumas pacientes. Existem outras alternativas que podem ser consideradas e devem ser discutidas, em conjunto, com o ginecologista.
A acne da mulher adulta compromete a qualidade e auto-estima. Além disso, também pode deixar cicatrizes permanentes no rosto. Por todos esses motivos, merece tratamento adequado.
A paciente deve sempre passar por uma consulta, para que o médico dermatologista possa avaliar e pesquisar possíveis causas subjacentes e, dessa forma, direcionar o tratamento da forma mais apropriada.
Rotina Skincare e Tratamentos para acne na mulher adulta
A rotina de skincare e o uso de cosméticos e maquiagens específicos para a pele oleosa são importantes. No entanto, nem sempre são suficientes. A acne é uma doença e precisa de tratamento médico. Além dos cuidados básicos de limpeza, precisamos associar medicamentos orais e tópicos para o controle adequado.
Procedimentos como limpeza de pele, peelings e laser são complementares para um resultado mais satisfatório e uma melhora global da pele.