Tempo de leitura: 3 minutos
Beleza em todas as idades e seus respectivos tratamentos!
Seja na adolescência, fase adulta ou na maturidade, precisamos de tratamentos específicos.
Se, a cada idade, você tem necessidades diferentes, nada mais natural que sua pele também tenha. Da adolescência à idade madura, a única coincidência é: dar atenção especial à pele do rosto e do corpo, mantendo a longevidade.
A prevenção é a base de todo crescimento organizado ou de um cuidado saudável para todas as idades. A pele não é diferente. A cada idade e a cada época do ano temos cuidados especiais e uma atenção especial com as diferentes partes do órgão pele.
Fase da adolescência:
Na adolescência o rosto, normalmente está com a estrutura intacta e o músculo e gordura estão fazendo sua função de sustentação, portanto o foco tem que ser a pele e si, a superfície. Nesta fase é preciso fazer a pele entrar em equilíbrio com o meio externo e interno (hormônios). Esta é a fase onde a pele vai mudar e ficar mais oleosa e muitas vezes com acne e comedões. Raras vezes manchas aparecem nesta fase, mas quando acontecem estão relacionadas com sol e hormônios como pílulas anticoncepcionais. O importante é avaliar a necessidade para cada tipo de pele e utilizar cremes e vitaminas para manter o equilíbrio evitando efeitos de envelhecimento precoce e marcas que depois serão bem mais difíceis de tratar.
Fase intermediária:
Na idade entre 25 – 35 anos o importante é ficar de olho na estrutura óssea, pois muitas disfunções dentais ou de mastigação ou mesmo o formato de rosto podem levar ao aparecimento precoce de rugas na região do sulco nasogeniano e glabela (entre supercílios). Nesta fase é a prevenção com uso de cremes, limpeza de pele e em alguns casos toxina botulínica profilática, preenchimento superficiais e peelings. O uso de laser se reserva para os casos de estimulo profilático de colágeno ou para o tratamento de manchas.
Fase adulta:
Já com a idade de 35 – 45 anos a estrutura de gordura começa a ser reabsorvida e os músculos começam a perder o tônus e a face começa a ter certa ptose (queda da pálpebra superior) por conta disso. A atenção ainda deve ser na estrutura óssea e, principalmente, nos olhos, local por onde o envelhecimento mais comumente inicia ( bolsas de gordura proeminentes ou olhos fundos ). Em muitos casos as manchas se associam a perda de volume facial e aí entram os lasers, luzes pulsadas e peelings médios. Já para perda de volume o mais comum é usarmos os preenchedores, que fazem bioestimulação ou estimulo de colágeno próprio no local da aplicação combinado com os preenchedores superficiais para rugas mais finas e superficiais. Ainda nesta fase temos que nos pré ocupar com a hidratação, controle oleosidade e uso de antiradicais livres e estimuladores de elastina e colágeno internos e externos.
Associações com:
1. Limpeza, tonificação e hidratação diárias;
2. Hidratação diária do colo e do pescoço;
3. Esfoliação de uma a duas vezes por semana;
4. Protetor solar com FPS 15 passado pela manhã e repetido na hora do almoço;
Fase madura:
Já na fase dos 45 em diante, temos mais preocupação com a ptose (queda) facial que normalmente se associa com flacidez muscular e pele do pescoço, colo e mãos. Neste caso algumas vezes são indicadas cirurgias ocular ou facial, mas em muitos casos conseguimos ser resolutivos com invasão mínima, como: lipo mento (correção de excessos no queixo) preenchimento volume facial, bioestimulação, peelings profundos e lasers ablativos, preenchimento para mãos e toxina lifting para face, colo e pescoço. Enfim, temos tratamentos para todas as idades, mas o maravilhoso é ver alguém que na adolescência decidiu se cuidar e chegar aos 40 anos muito equilibradamente sem a menor necessidade de cirurgias maiores ou correções que muitas vezes mudam um olhar ou mesmo a proporção facial.