Tempo de leitura: 2 minutos
Demorou, mas o frio finalmente chegou pra valer…
Durante o inverno, a pele costuma sofrer.
As baixas temperaturas, os ventos fortes e o clima seco, devido à baixa umidade do ar, deixam a pele, tanto do corpo como do rosto, mais ressecada. Além disso, nessa época do ano, os banhos costumam ficar mais demorados e mais quentes, o que também agrava o problema.
Pele Seca
O ressecamento é uma questão muito mais funcional do que estética.
Além do aspecto mais opaco, esbranquiçado e craquelado, a pele seca fica mais sensível e fragilizada. Isso ocorre porque a hidratação é fundamental para que ela consiga exercer, de forma adequada, a sua função de barreira e de proteção do organismo.
Desse modo, a pele não hidratada pode coçar e fica mais vulnerável a alergias, inflamações e infecções.
Bons Hábitos Para Cuidar da Pele no Inverno
Para evitar esses problemas, existem medidas que ajudam a deixar a pele mais bonita e saudável.
- Lembre-se de beber água (pelo menos 2 litros por dia). Durante o inverno, transpiramos menos e, por isso, sentimos menos sede.
- Tente tomar banhos rápidos e com água não muito quente. Além disso, um banho ao dia é suficiente para a higiene do corpo.
- Não utilize buchas ou esponjas. Elas não são necessárias para a limpeza e acabam machucando a pele e retirando a camada de proteção.
- Use sabonete, de preferência neutro, com moderação. Ele é importante apenas nas áreas ricas em glândulas, ou seja, nas áreas com cheiro, como axilas, pés e região genital. O uso excessivo de sabonete piora o ressecamento.
- Bebês devem ser bem enxaguados após o banho na banheira, com o objetivo de retirar resíduos de sabonete e shampoo que permanecem na pele.
- Existem alternativas interessantes, para serem usadas durante o banho, que substituem o sabonete tradicional. Esses produtos higienizam sem ressecar.
- Use hidratante diariamente, de preferência após o banho, quando a permeabilidade da pele é maior. Ele ajuda a restabelecer a hidratação da pele e recuperar a barreira cutânea. Existem muitas opções no mercado. O seu médico dermatologista pode te ajudar na escolha dos produtos mais adequados para o seu tipo de pele.
- Rosto e lábios também precisam de hidratação.
- Não se esqueça de manter o uso do protetor solar. Mesmo no inverno, os raios solares estão presentes e são nocivos à pele.
Com esses cuidados, a sua pele estará bonita, saudável e bem protegida durante todas as estações do ano. Pessoas com doenças dermatológicas crônicas, como a Dermatite Atópica e Psoríase, devem ter atenção redobrada, pois as crises costumam ser piores no frio.