Tempo de leitura: 1 minuto
As manchas após a gestação são normais?
Para identificar se é Melasma, o ideal é procurar um médico especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para que seu caso seja analisado com cuidado.
O melasma é uma doença crônica desencadeada por fatores como: estímulo hormonal devido ao uso de anticoncepcionais, preparo para fertilização in vitro, reposição pós menopausa ou gestação; estimulo dos raios UVA/UVB/UVC que aumentam a produção e distribuição do pigmento e inflamação local.
A condição pode ser agravada por insônia ou luz forte nos olhos e pela dilatação dos vasinhos locais. Divide-se em 3 categorias: superficial, profundo (dérmico) ou misto, sendo o último o mais comum.
Infelizmente, o Melasma ainda não tem cura.
Quais são as Opções de Tratamento do Melasma?
O tratamento inicia-se internamente. É indicado que o paciente utilize medicamentos de fotoproteção oral e antioxidantes. Externamente, recomendamos o uso de filtro solar de largo espectro, cremes despigmentantes. Em casos específicos, podem ser indicados peelings superficiais e tratamentos a laser.
Associar alguns tratamentos pode otimizar os resultados e torná-los mais duradouros. Estes agem de forma delicada na maioria das camadas da epiderme, além de tratarem os vasos e inflamação local.
Saiba mais sobre os principais cuidados com a pele durante a gestação.