Ícone do site Dra. Vivian Loureiro

Tratamento da Acne – Devo ou Não Tomar Roacutan?

Tempo de leitura: 2 minutos

O Roacutan é o nome comercial mais conhecido da isotretinoína oral, que é um derivado do retinol (vitamina A). O surgimento desse medicamento, nos anos 80, revolucionou o tratamento da acne. Até então, existiam apenas medicamentos, cujo efeito, em alguns casos, era limitado ou insatisfatório.

Como o Roacutan Atua na Acne?

O Roacutan atua nas glândulas sebáceas, diminuindo e normalizando a produção do sebo. Assim, melhora a oleosidade da pele e a formação de cravos (comedos) e espinhas.
Está indicado nos casos mais graves e nos casos moderados que não respondem tão bem ao tratamento convencional (uso de sabonetes, loções anti oleosidade, cremes a base de ácido retinóico e, eventualmente, antibióticos orais).

As espinhas podem levar à formação de manchas e cicatrizes permanentes, isto é, que não desaparecem após a melhora da acne. Justamente para evitar isso, reforçamos a importância do tratamento precoce e adequado.

O uso do Roacutan é longo. São vários meses de tratamento.

Existe ainda muito receio e até preconceito em relação a essa medicação, em função dos seus possíveis efeitos colaterais. Isso, no entanto, é facilmente monitorado e controlado, por meio de exames laboratoriais, orientações médicas e idas freqüentes ao dermatologista. Mulheres em idade fértil devem utilizar método anticoncepcional, pois o Roacutan é teratogênico, ou seja, pode causar mal-formações fetais.

Durante o Tratamento com Roacutan

Exames de sangue são colhidos periodicamente e auxiliam no controle de possíveis alterações hepáticas e colesterol. Durante todo o tratamento, deve-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas para não sobrecarregar o fígado.

Efeitos adversos do Roacutan

Efeitos adversos muito comuns, como lábios, pele e olhos secos, são facilmente atenuados com o uso de hidratantes e colírios lubrificantes. Em função de todos esses possíveis efeitos colaterais, o medicamento é controlado e precisa de receita especial. Exige seguimento médico regular, com consultas e exames periódicos, e comprometimento e responsabilidade por parte do paciente.

Relação entre Roacutan e a COVID-19

Quando bem indicado e bem acompanhado, o Roacutan é uma opção segura e muito eficaz no tratamento da acne, melhorando a auto-estima e a qualidade de vida dos pacientes.
OBS: em tempos de Coronavírus, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) emitiu nota oficial dizendo que, até o momento, não existe nenhuma relação entre o Roacutan e a infecção viral. Portanto, recomenda-se que os pacientes em uso dessa medicação mantenham o tratamento, sob orientação médica.

Sair da versão mobile